Voto Cidadão retoma conscientização sobre o pagamento de impostos e a importância do cidadão nas eleições

Por: Administrador

Notícia Novidades

Publicado em 17/03/2016 às 16:52h

Voto Cidadão retoma conscientização sobre o pagamento de impostos e a importância do cidadão nas eleições

Com o objetivo de incentivar a sociedade a conhecer e atuar como participante ativa do processo democrático, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) - por meio do seu Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social e de Educação e do Serviço Social da Indústria (SESI Pará), retoma, em 2016, o projeto ‘Voto Cidadão’. O lançamento da quarta edição do projeto será no dia 17 de março.

A iniciativa teve origem em 2010 em uma parceria inédita com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), o Ministério Público Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará (OAB-PA).A intenção é orientar o cidadão a ser um bom contribuinte, a partir da conscientização de que o montante de recurso público é formado pela contribuição de cada cidadão, por meio do pagamento dos impostos, como cada um deve escolher bem os seus gestores e acompanhar a aplicação adequada desses recursos. Por meio do projeto, esta informação chega a diversos espaços, como empresas, escolas e centros comunitários, tudo com o apoio de livros, cartilhas, vídeo e uma peça teatral.

O Voto Cidadão ganha mais destaque neste período, quando o Brasil acompanha denúncias de casos de corrupção em nível nacional, envolvendo atuais e antigas gestões. “O país tem observado escândalos e já demonstrou, em anos anteriores, a indignação sobre a atuação de seus governantes. É o momento ideal para que todas as pessoas conheçam seus direitos e deveres e reflitam sobre a importância das eleições, do voto de cada pessoa – da mais humilde a mais abastada. Nosso projeto tem um caráter neutro e apartidário e buscamos levar mais conscientização à população, independentemente de sua classe social”, detalha José Olimpio Bastos, Superintendente Regional do SESI.

Entre as ferramentas de conscientização está a linguagem artística. A peça teatral ‘Senhor cidadão, você é o patrão’, encenada pelo Grupo Experiência, apresenta a mensagem do projeto de maneira versátil e popular, tornando temas como tributação e legislação de mais fácil entendimento. “Encenar esse espetáculo é utilizar a linguagem teatral para algo inovador. O teatro é uma ótima forma de alcançar o público e promover a conscientização de uma maneira descontraída, objetiva e direta”, afirma Geraldo Salles, diretor do Grupo Experiência.

O texto foi criado em 2010 durante a primeira etapa do projeto e, a cada ano, ganha ajustes de acordo com o cenário sociopolítico brasileiro como a operação Lava Jato, maior investigação sobre corrupção realizada no Brasil. O texto é versátil e pode ser adaptado para escolas, centros comunitários, associações de moradores, empresas, entre outros.

As três primeiras edições somam resultados positivos como a inclusão do tema em debate nas escolas e a chegada a outros estados brasileiros, levando à conscientização e a qualificação da democracia. “A corrupção, o desvio de dinheiro público ou sua má administração são grandes problemas para a política do nosso país. Nosso objetivo é trazer mais esclarecimento ao maior número de eleitores, para que eles cobrem seus direitos e, todos juntos, possamos construir um Brasil mais honesto e justo para todos”, comenta o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos.

Peça teatral - A história de ‘Senhor cidadão, você é o patrão’ é baseada em uma situação real. Durante conversas entre um feirante chamado Juca e seus clientes, principalmente um senhor chamado de Seu Zé, os espectadores são esclarecidos sobre seus verdadeiros direitos e deveres como cidadãos. Nos diálogos da peça são tratados assuntos como voto, cidadania, diferença de poderes federal, estadual e municipal, impostos, entre outros, utilizando uma linguagem popular, tornando a compreensão mais fácil e leve. 

Tags:

Parceiros

FACEBOOK


INSTAGRAM


YOUTUBE


E-mail:
falecom@votocidadao.com.br

Telefone:
(91) 4009-4815 | 4009-4816 | 4009-4817

Copyright - Voto Cidadão - 2017 | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: